Os shoppings de Belo Horizonte são a atração dos públicos, levando-se em consideração suas áreas comerciais e de lazer. Com este ritmo de Natal, serão feitas uma série de inaugurações, expansões e diversificação de serviços. As lojas correm contra o tempo para abrirem as portas ainda em novembro, a tempo de faturar com as vendas dos presentes de Natal. Na capital e região metropolitana, quem quer antecipar as compras de natal poderá se divertir também com a programação cultural que estes estabelecimentos oferecem.
De acordo com estatísticas da Associação dos Shoppings de Minas Gerais, no Via Shopping Barreiro, por exemplo, as vendas devem crescer com a chegada das lojas Centauro, McDonald’s e Estripulia. Já o Shopping Pátio Savassi inaugurou três lojas e até o final do ano estão previstas a ampliação de outras sete. Este movimento deve-se não somente pela época do natal, mas para agradar ao público, somando espaços comerciais, lazer e compras, o que ajuda a vencer a concorrência.
Entretanto, alguns shoppings de pequeno porte em Belo Horizonte, criados a partir da década de 90, não conseguem atingir o objetivo inicial proposto devido a competitividade acirrada.
Por isso, os lojistas estão de olho nos corredores lotados de consumidores ávidos por presentes. Nesta época, o público diário no shopping Del Rey, por exemplo, salta de 40 mil para 60 mil pessoas. Já no BH Shopping, a expectativa é ter 2,5 milhões de clientes entre 14 de novembro e o Natal.
Histórico:
Alta Vila - A Torre Alta Vila é um shopping center localizado próximo à zona sul de Belo Horizonte, no município de Nova Lima, a alguns quilômetros do centro de BH, com 101 metros de altura.
Estão instalados no interior da estrutura um centro comercial com os mais variados tipos de lojas e restaurantes temáticos, inclusive o segundo "Hard Rock Cafe" do Brasil. No topo da torre está localizado um restaurante panorâmico com vista para as montanhas de Minas e parte da região metropolitana da cidade. Existem ainda espaço para esportes radicais e um confortável centro de convenções. Apesar de toda esta infra estrutura, em pouco tempo suas principais lojas fecharam e atualmente o espaço se esforça para sobreviver, com exceção do Hard Rock Café. Muitos dizem que o empreendimento se tornou um elefante branco, apesar de possuir muitas possibilidades; um dos fatores que contribuem para a sua decadência é a falta de divulgação.
BH Shopping – Foi inaugurado em 12 de setembro de 1979. Eram cento e vinte e oito lojas e mil e quatrocentas vagas de estacionamento. Tudo isso ocupando uma área de trinta e sete mil metros quadrados. Hoje, são três pisos, com mais de trezentas lojas e oito estacionamentos, com cerca de 3.500 vagas. A área ocupada já é de 64 mil metros quadrados com área bruta locável de 35 mil metros quadrados.
Em 2008/2009 o shopping passou pela 5ª expansão. Foram construídos mais de vinte mil metros quadrados de área, cento e duas novas lojas, e 35.000 m² de estacionamento, totalizando mais de quatrocentas lojas e quase quatro mil vagas.
As lojas do BH Shopping geram aproximadamente quatro mil e quinhentos empregos diretos, segundo gerência administrativa do local.
Jônatas Santos
quinta-feira, 26 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário