Ao contrário do que aconteceu em muitos setores, o segmento de shoppings continua aquecido. A Multiplan registrou um crescimento de 20,6% nas vendas totais de seus shopping centers no primeiro trimestre deste ano em comparação ao primeiro trimestre de 2008. O montante chegou a R$ 1,3 bilhão. Só o BH Shopping, o DiamondMall e o Pátio Savassi representaram juntos, 20% desse total.
Para quem pretende entrar para o ramo de lojista em BH, os shoppings oferecem uma consultoria para divulgar as lojas que estão à disposição. O preço do aluguel pode variar pelo tamanho do espaço. O metro quadrado no Shopping Cidade é no valor de R$130, mais condomínio de R$4.000 e uma taxa de promoção e propagando do shopping de R$5.000.
A empresária Flávia Aparecida, afirma que é garantia de lucro na certo. Dona de uma boutique no Cidade há três anos e meio, afirma que o faturamento bruto de sua loja é de R$75 mil.
Nos shoppings populares a diferença não é tão grande assim, os alugues de algumas lojas no Shopping Oiapoque, mais conhecido como Shopping Oi, podem variar de R$3.000 até R$10.000, dependendo do tamanho da loja e o andar que ela se encontra. Hoje existem pontos a venda no valor de R$40 mil a R$50 mil.
Carlos Henrique, proprietário de loja de eletro eletrônico no Oi, tem uma renda bruto mensal de R$35 mil a R$50 mil.
Comércio de Belo Horizonte aposta em um crescimento expressivo nas vendas de Natal
A câmara dos Dirigentes e Lojistas realizou uma pesquisa indicando que 42,27% dos empresários acreditam em um aquecimento de 6% a 10%. Alguns estão mais otimistas 21,65% acreditam em um crescimento de 11% a 20%.
Já os consumidores não estão muito dispostos a gastar seu 13º salário com compras de final de ano. Metade dos entrevistados querem gastar com presentes até R$50 cada. E querem pagar a vista.
A maioria dos entrevistados querem gastar o 13º salário para quitar as dividas adquiridas neste ano.
A CDL/MG ouviu 450 pessoas entre os dias 07 e 18 deste mês e 200 empresários de 05 a 12 de novembro.
Danielle Almeida
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