quinta-feira, 26 de novembro de 2009
Pequenos shoppings em bairros são tendência em Belo Horizonte
Um centro de compras e entretenimento logo ali, na esquina de casa. Facilidade de acesso, comodidade para estacionar o carro e uma grande variedade de lojas, voltadas, principalmente, para o setor de serviços e conveniência. Essa tem sido uma tendência comprovada na capital mineira.
É por isso que, em Belo Horizonte, o número de empreendimentos com essas características não pára de crescer. Em outubro, mais um street mall – como é conhecido o shopping de bairro – foi inaugurado na capital. O Villagio Anchieta, na Avenida Francisco Deslandes, região Sul da cidade, é um dos maiores e mais completos da categoria.
Serão 6 mil metros quadrados de área construída para abrigar cerca de 50 lojas, cinema, supermercado e uma filial das Lojas Americanas, loja âncora, tradicional em grandes shoppings. Na maior parte das vezes, esses centros de compras são construídos em forma de U ou L. Assim, as lojas ficam no fundo do terreno, separadas da rua pelo pátio do estacionamento. Porém, no Estação Sul, na Avenida Bandeirantes, região Sul de Belo Horizonte, a estratégia foi diferente. O espaço, que tradicionalmente seria usado para os automóveis, foi destinado à praça de eventos, por ser ideal para feiras, exposições, shows. Uma outra característica é que uma parte da calçada foi usada para extensão da praça de alimentação e o subsolo destinado à garagem. Outro sucesso é o Shopping Paragem, inaugurado em novembro de 2005. Ele fica na principal via de acesso de um dos bairros de maior crescimento da capital e alta densidade demográfica, o Buritis, na região Sul de Belo Horizonte. Localizado na Avenida Mário Werneck, o shopping tem comemorado o crescente movimento.
E o público-alvo? Segundo os lojistas, é bem variado e depende muito do bairro em que está o empreendimento. O Shopping Paragem, com 3 mil metros quadrados de área construída, tem 50 lojas, sendo 10 da praça de alimentação, cinco salas de cinema com capacidade total de 700 lugares e 400 vagas de estacionamento, e recebe em grande parte um público adulto. Mesmo sendo localizado a poucos metros de dois centros universitários e escolas de ensino médio, cerca de 70 por cento do público assíduo do shopping está na faixa de 25 a 45 anos. Isso mostra o quanto esses empreendimentos servem muito mais à população local que as de outras regiões.
Minas Gerais, sobretudo Belo Horizonte, são mercados estratégicos do ponto de vista operacional e de logística. Os consumidores mineiros são exigentes e têm extremo bom gosto, fatores que tornam o estado uma ótima referência para qualquer empresa. O Serena Mall localizado às margens da rodovia MG-30, em Nova Lima, no limite do condomínio Vale do Sereno, visa a atender o público desta cidade, moradores de condomínios fechados na região e do Bairro Belvedere, que estão voltando para casa. Quem sabe aí perto de você há uma nova construção de uma desses shoppings de bairro, pois a tendência está se espalhando por aí.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário