Somente em 2008 cerca de nove milhões de pessoas percorreram os diversos shoppings da capital mineira. O que a maioria não sabia é que, de acordo com técnicos da Lança Gestão e Negócios Ltda, empresa que promove auditoria investigativa, alguns destes centros de lazer e entretenimento estavam sonegando impostos e fraudando documentos.
No período de 12 meses, entre 2008 e 2009, a empresa realizou uma análise detalhada no Diamond Mall e constatou que, de 1996 a 2007, a superintendência do shopping acarretou prejuízo aos lojistas de cerca de R$ 35,97 milhões. O valor engloba cobrança indevida de condomínio, atas forjadas, compras de mercadorias superfaturadas, dentre outras irregularidades.
Freqüentadora assídua do Diamond, a secretária executiva Elizabeth Nunes Lopes, se surpreende com a informação. “Fico surpresa pois, nunca imaginamos que os lugares onde freqüentamos sofrem este tipo de ação. Mas, não tão surpresa assim, já que a corrupção ocorre em toda a parte”.
Nos livros caixa do Diamond Mall, um dos mais luxuosos shoppings de Belo Horizonte, foram apurados gastos com festas de aniversário para o síndico, locação e quadras para funcionários e até compra de coroa de flores para a sogra do porteiro, tudo, com o dinheiro dos comerciantes. O prejuízo chega a R$ 155,88 mil corrigidos.
A ação foi impetrada pelos lojistas que já se sentiam lesados desde 1999 e após 10 anos de disputas judiciais, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) aprovou a solicitação por unanimidade. Sob a tutela do STJ, foi então firmado um “acordo vigiado” entre lojistas e a superintendência do Diamond, que inclusive cedeu espaço dentro do shopping para o exame da papelada.
A expectativa é de que o levantamento torne mais transparentes as relações entre os donos das lojas e os empreendedores que estão à frente da gestão dos shoppings brasileiros. Na capital, outros empreendimentos do setor passaram pelo mesmo processo de fiscalização.
Daniela Costa
quinta-feira, 26 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário